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Carlos Pinheiro
Licenciado em História, professor bibliotecário do Agrupamento de Escolas Leal da Câmara e professor de História. Coordenador interconcelhio da Rede de Bibliotecas Escolares (concelho de Cascais). Formador de professores nas áreas das Tecnologias Educativas e das Bibliotecas Escolares. Participa com regularidade em conferências nacionais e internacionais, com comunicações no âmbito das novas formas e dispositivos de leitura e do impacto das tecnologias nas bibliotecas escolares.
Coordenador do projeto Sintra e-Conteúdos e do projeto Leitores Digitais Leem+.
Editor do blogue «Ler Ebooks» http://lerebooks.wordpress.com
Tem vários artigos publicados em jornais e revistas da sobre leitura e bibliotecas escolares.
Resumo da comunicação
«Tablets na educação»
A utilização de dispositivos de computação móvel – sejam eles tablets ou smartphones – em contexto de aprendizagem está a transformar a relação dos alunos com a tecnologia, expandindo o alcance e a equidade da educação, facilitando a aprendizagem individualizada e criando pontes entre a aprendizagem formal e a não formal. Através de ambientes da aprendizagem flexíveis que alavancam o tempo da aprendizagem, o espaço, as funções e modos de ensino para atender às necessidades de cada aluno, a utilização de tablets permite deslocar o foco da tecnologia para a produtividade e uma fácil adaptação às novas tendências em educação: Gamification, Learning analytics, Adaptive Learning, Flipped Classroom, Cloud based computing.