Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]



ana.jpg

Ana Alcoforado


Historiadora | Diretora de Museu
Estudou História na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra e foi conservadora responsável pelas coleções de Escultura e Mobiliário, do Museu Nacional de Machado de Castro. Especializou-se em Gestão da Administração Pública e é autora de diversas publicações relativas às coleções do Museu e outras publicações especializadas, incluindo a obra Frei Cipriano da Cruz em Coimbra (Coimbra, 2003) da qual é co-autora. Participou, como investigadora e/ou comissária, na produção de diversas exposições, na conceção de guiões e de catálogos e outro material de divulgação. Realizou ações de formação e comunicações, no âmbito da História da Arte (arquitetura e escultura) da Museologia e da Gestão do Património.
Atualmente é diretora do Museu Nacional de Machado de Castro. A sua direção no Museu tem-se pautado, entre outros, pela promoção e desenvolvimento de projetos de inclusão, física, intelectual e social. O projeto “Avós do Museu” é exemplo dessas preocupações sociais e culturais.

 

sequeira.jpg

 

 

Luísa Sequeira

 

Pedagoga | Presidente da Região Centro – Litoral da Associação Nacional de Professores

Iniciou a sua formação enquanto Educadora de Infância. No entanto, a sua curiosidade pelo aprofundamento de questões ligadas à área da Pedagogia e da Educação, viriam a servir de entusiasmo para ingressar na Licenciatura em Ciências da Educação na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra. Muitas foram as oportunidades que foram surgindo que lhe permitiram enormes investimentos na área da formação de Educadores e Professores quer no país, quer no estrangeiro. Colaborou incessantemente em projetos de animação que envolveram crianças, jovens e adultos e foi como contadora de histórias que conquistou também enorme notoriedade.

O Museu Machado de Castro, tem sido, aliás, uma das suas “moradias de luxo” de tempo livre e com o qual tem colaborado em diversas iniciativas, sendo já uma amiga inseparável do referido Museu. Neste momento, encontra-se a dar um pequeno contributo no Projeto “OS Avós do Museu”, Projeto esse que lhe tem permitido contactos ainda mais próximos com tão relevante espaço de arte e cultura.

 

virgínia.jpg

 

 

Virgínia Gomes


Conservadora de Museu | Coordenadora de projetos de inclusão
Licenciada em História, pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa acrescida das disciplinas curriculares do curso de História – variante em História da Arte, pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. Frequenta o 2º ano do curso de mestrado em Educação Especial, pela ESECS do Instituto Politécnico de Leiria. É conservadora das coleções de Pintura, Desenho e Gravura do Museu Nacional de Machado de Castro.
Tem publicado vários artigos e estudos, entre os quais se destacam o Catálogo de Pintura – Coleção Telo de Morais I, de 2009 (Prémio APOM), e a coordenação e artigos nos Cadernos de Conservação e Restauro, 8 – Tríptico de Santa Clara (aavv, 2011). Da sua experiência profissional destaca-se especialmente a conceção, projeção orçamental, elaboração de guiões e coordenação da montagem de diversos projetos expositivos, e das respetivas equipas, tendo como paradigma a exposição Sol do Pintor – olhares transversais, em 2007, tem ainda promovido numerosas atividades de teor artístico, educativo e científico.
Acumula as funções de Conservadora com a coordenação de projetos de inclusão, dos quais se destaca, desde 2011, o EU no musEU, para públicos com demência e seus cuidadores informais, que foi distinguido com a Menção Honrosa da Acesso Cultura, PAC 2015.

 

Resumo

- Diálogos intergeracionais e práticas gerontológicas em contexto museológico: o programa inclusivo do MNMC

 

1 – Diálogos Intergeracionais – os Avós do Museu, do MNMC


Os Avós do Museu é um projeto que sustenta o diálogo intergeracional na programação do MNMC. Reunindo avós e netos numa visita ao espaço museológico, pretende-se fomentar o envelhecimento ativo e saudável, bem como impulsionar a criação de um lugar de aprendizagem pela partilha de afetos, sensações e vivências entre gerações, através da obra de arte. É o culminar de várias iniciativas que o MNMC vinha produzindo, nomeadamente A voz dos Avós, momento de leitura ou narrativa de contos, no âmbito dos Dias Internacionais dos Museus.
Iniciado a 29 de Setembro de 2015, no âmbito das Comemorações do Dia Internacional do Idoso (dia 1 de Outubro) em parceria com o consórcio Ageing@coimbra e a CCRDC (Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro), o projeto Avós do Museu conta com um grupo de voluntários Avós que reinterpretam as obras e espaços do Museu a netos que, em grupo escolar ou por iniciativa da família os queiram ouvir e fruir.


2 – O Idoso e o contributo do Museu para dinamizar memória(s) e enraizar presente(s): O EU no musEU, do MNMC


Associado ao envelhecimento crescente da população mundial, verifica-se um aumento de perturbações Neurocognitivas, tendo notícia de cerca de 9 milhões de cidadãos europeus diagnosticados com uma das várias formas de demência, existindo no nosso país 182,526 diagnósticos.
Consciente destes números alarmantes e de que a inclusão de todos só é possível respeitando as diferenças de cada um, o MNMC desenvolveu o projeto EU no musEU. Criado com o intuito de contribuir para a potenciação da qualidade de vida de indivíduos com perturbações Neurocognitivas com espectro de alteração que varia desde o défice cognitivo ligeiro, com manutenção da autonomia funcional, até à demência moderada, tem por base uma abordagem não-farmacológica, mediante a fruição e (re) interpretação de obras de arte. Com início em 2011, resulta de um protocolo de colaboração entre o Museu Nacional de Machado de Castro e a ALZHEIMER PORTUGAL – Delegação do Centro.

Autoria e outros dados (tags, etc)



Mais sobre mim

foto do autor


Pesquisar

Pesquisar no Blog

Depósito

  1. 2017
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2016
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2015
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2014
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2013
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D