Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]




Ao Encontro dos nossos oradores - A05 - Maria do Céu Ferreira

documentado por encontrosdocumentais, em 11.01.18

"A Idade do Papel - Métodos de Estudo e Análise para a Datação do Papel e da sua Produção"

 

Quanto tratamos ou restauramos um documento surge-nos sempre as mesmas perguntas: de que época é este documento?, quem é que o produziu?, a data que se encontra inscrita corresponde à sua data de produção?, em que momento foram produzidas as folhas de papel?, quem e em que local foram produzidas essas folhas de papel? a produção das folhas é artesanal ou industrial?.

 

Este é o tipo de perguntas que se tenta responder através da ciência e da observação directa. Tendo em consideração que esta acção de formação é prática, vamos estudar e analisar várias folhas de papel com exemplos concretos desde o século XV até ao século XIX.

 

Conteúdos da formação:

  1. A Origem e Invenção do Papel
  2. A Fabricação do Papel

III. O Aparecimento da Marca de Água

  1. As Marcas de Água e a sua Ajuda na Definição da Datação do Fabrico do Papel
  2. A Caligrafia e a Impressão e a sua Ajuda na Definição da Datação de Produção do Documento

VI. A Datação do Papel através de Estudos Laboratoriais

maria-do-ceu.jpg

Nota biográfica e curricular

Maria do Céu Ferreira é Mestre em Conservação e Restauro pela Universidade de Coimbra.

Iniciou o seu percurso profissional em 1995/97 com os cursos de “Encadernador” e “Encadernador/Dourador Manual”, com o total de 1918 horas, ministrados pelo Mestre Eliezer Fonseca, tendo terminado os mesmos com as classificações de 18 e 16 valores, respetivamente.

Após o curso de “Encadernador” foi estagiar na Escola-Oficina de Encadernação da Santa Casa da Misericórdia de Santarém, tendo concluído o estágio com a classificação de “Muito Bom”.

Em 1997 foi estagiar, durante 9 meses, nas Oficinas de Encadernação e Decoração de Livros na Fundação Ricardo do Espírito Santo Silva, sendo que no final do estágio, obteve a classificação de “Bom”, foi convidada a permanecer nas oficinas, tendo como chefes a Mestre Graça Jordão e o Mestre Manuel Mourão.

Em 2001, após ter sido convidada pelo Instituto do Emprego e Formação Profissional a ministrar cursos de Encadernação, Conservação e Restauro de Livros, decidiu sair da FRESS em 2002, por incompatibilidade de horários.

Desde 2001 até à atualidade, não só ministrou formação (de longa e curta duração), para escolas/centros  de formação profissionais, bibliotecas públicas e outras instituições, como frequentou regularmente cursos, workshops e seminários, relacionados com a área do livro e das bibliotecas/arquivos, no sentido de enriquecer os seus conhecimentos e dar resposta às novas exigências (da formação e do mercado de trabalho). Em 2016 frequentou o curso “LAS TINTAS METALOÁCIDAS. TRATAMIENTOS DE CONSERVACIÓN-RESTAURACIÓN” no Taller de Restauració del Monestir de Sant Pere de les Puel·les em Barcelona, Espanhã. Em 2017 voltou ao mesmo moosteiro para frequentar um novo curso com o tema “El Libro Antiguo: del libro manuscrito al libro impresso”

Participou em concursos internacionais de encadernação; é coautora do “Manual Técnico - Encadernação Tradicional para Formadores/Formandos”, o qual obteve pelo avaliador a classificação de 78 valores numa escala de 0 a 100.

Durante 7 anos foi colaboradora na Conservação e Restauro do património edificado da Santa Casa da Misericórdia de Alenquer.

Em 2010, decidiu criar uma Empresa de Encadernação, Conservação e Restauro de Livros, sendo que no ano de 2011 abriu em Coimbra a sua oficina chronospaper® (registada no INPI- Instituto Nacional da Propriedade Industrial). Esta oficina tem como colaboradores, profissionais nas seguintes áreas: História da Arte, Biblioteca, Arquivo, Conservação Restauro, Arquitetura, entre outros.   

Durante todos estes anos, prestou serviços de Encadernação, Conservação e Restauro de Livros para Empresas de Conservação e Restauro, entre estas podemos destacar o Instituto de Conservação e Salvaguarda do Património, Lda.  a  Conserva-me®, assim como para entidades públicas e privadas, salientando-se as seguintes: Câmara Municipal de Coimbra, Câmara Municipal de Águeda, Câmara Municipal da Mealhada, Câmara Municipal de Ílhavo, Câmara Municipal de Vila de Rei, Câmara Municipal de Ourém, Câmara Municipal de Penela,  Câmara Municipal de Mortágua, Museu Nacional Machado de Castro, Ordem dos Farmacêuticos do Centro, Tribunal da Relação de Coimbra, Colégio São Teotónio, Confraria da Rainha Santa Isabel, Fundação Bissaya Barreto, Escola Avelar Brotero , Fundação Escola Profissional de Setúbal, Arquivo Municipal do Porto, Santa Casa da Misericórdia de Coimbra, Santa Casa da Misericórdia de Galizes, Cáritas Diocesana de Coimbra, Fábrica da Igreja dos Olivais, Fábrica da Igreja da Sé Velha, Universidade Agostinho Neto – Luanda, Angola,  Instituto  Superior de Educação de Coimbra, Escola Superior de Enfermagem, assim como para diversos Institutos e faculdades da Universidade de Coimbra incluindo a Biblioteca Geral e Biblioteca Joanina.

No ano de 2012, criou um grupo de voluntariado para a Conservação e Restauro do acervo bibliográfico da CRSI- Confraria da Rainha Santa Isabel. Presta ainda serviços de consultoria, na área da Conservação e Restauro de Livros, para o Mosteiro de Bande, assim como para outras empresas de Conservação e Restauro do Património.

Nos últimos anos tem colaborado na execução de livros de artista para escritores, pintores, fotógrafos, arquitetos e alunos de diversas instituições e escolas de Artes e Design.

Autoria e outros dados (tags, etc)



Mais sobre mim

foto do autor


Pesquisar

Pesquisar no Blog

Depósito

  1. 2018
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2017
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2016
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2015
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2014
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2013
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D