Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]




Ao encontro dos nossos oradores. B06 - Isabel Alçada

documentado por encontrosdocumentais, em 29.03.16

O painel de debate e reflexão da parte da tarde do nosso Encontro Documental de dia 06 de Abril, sobre Bibliotecas, conta com a ilustre escritora e presidente da Associação para o Voluntariado da Leitura, Isabel Alçada que irá participar com o seu testemunho e experiência neste projecto intergeracional que tem como missão contribuir para o desenvolvimento educativo e social, estimulando o envolvimento dos cidadãos na área da leitura, em diferentes contextos e visando elevar o nível de literacia das populações.

 

O projeto Voluntários de Leitura, promovido pelo CITI – Universidade Nova de Lisboa em parceria com a AVL – Associação para o Voluntariado de Leitura, destina-se a potenciar o desenvolvimento de uma rede nacional de voluntariado na área da promoção da leitura, através de uma plataforma digital que estimule a adesão de voluntários e funcione como instrumento congregador de iniciativas de escolas, bibliotecas e outras organizações.

Propõe-se lançar novas iniciativas e a aprofundar os efeitos das que já existem, congregando em rede cidadãos e instituições e potenciando parcerias internacionais.

A investigação e muitas experiências realizadas em diferentes países têm vindo a comprovar que tanto a aprendizagem formal da leitura, como o aprofundamento das competências que a leitura envolve são largamente beneficiadas pelo apoio de voluntários que, lendo em voz alta ou acompanhando o esforço pessoal das crianças, dos jovens e até dos adultos promovam o gosto pelos livros e o prazer de ler.

O voluntariado de leitura deverá constituir um importante apoio à ação das escolas, bibliotecas e famílias, sobretudo aquelas que dispõem de menos condições para prestarem um acompanhamento individualizado na área da leitura.

 

800.jpg

 

NOTA BIOGRÁFICA

Isabel Alçada, nome literário e profissional, é investigadora no Centro de Investigação para as Tecnologias Interativas CITI – UNL, Presidente da Associação para o Voluntariado de Leitura e membro do Conselho de Administração da ECF – European Cultural Foundation.

Licenciada em Filosofia pela Universidade de Lisboa e Mestre em Sociologia da Educação pela Universidade de Boston, EUA.

Com atividade profissional centrada na docência, na formação de professores - Professora na Escola Superior de Educação de Lisboa, Coordenadora da equipa que concebeu a Rede de Bibliotecas Escolares, Comissária do Plano Nacional de Leitura, Ministra da Educação do XVIII Governo Constitucional. Foi também administradora da Fundação de Serralves.

É co-autora, com Ana Maria Magalhães, de obras de Literatura Infanto-Juvenil, algumas das quais traduzidas:

Uma Aventura (56 títulos)

Viagens no Tempo (16 títulos)

Ler dá Prazer (8 títulos)

Floresta Mágica (4 títulos)

Histórias e Lendas (6 títulos)

Romances para adolescentes (4 títulos)

A Bruxa Cartuxa (4 títulos)

Natal, Natal

O Circo Maravilhoso da Serpente Vermelha

História de Portugal - com os historiadores José Mattoso, Luís de Albuquerque, Maria Augusta Lima Cruz, Pedro Cardim, António Reis  (10 títulos)

Autora de livros para crianças encomendadas e publicadas por várias instituições: Assembleia da República, Câmara Municipal de Lisboa, Centro de Informação Europeia Jacques Delors, Comissão Nacional para as Comemorações dos Descobrimentos Portugueses, CTT, Direcção-Geral da Saúde, Direcção-Geral do Livro e das Bibliotecas, Editorial do Ministério da Educação, Instituto Camões, Instituto Português do Património, Mosteiro dos Jerónimos, Museus de Ílhavo, de Macau, da Nazaré, Representação da Comissão Europeia em Portugal, Associação Portuguesa de Seguradores, Fundação Jorge Álvares, Fundação Calouste Gulbenkian.

Condecorada com a Ordem do Infante D. Henrique – Grande-Oficial.

Autoria e outros dados (tags, etc)



Mais sobre mim

foto do autor


Pesquisar

Pesquisar no Blog

Depósito

  1. 2017
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2016
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2015
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2014
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2013
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D