Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]




Ao encontro dos nossos oradores - M04 - Dina Ramos e Eunice Lopes

documentado por encontrosdocumentais, em 15.02.17

Título: “A museologia e o turismo como fatores dinamizadores das comunidades locais e de preservação da identidade cultural dos territórios.”

 

Resumo:“A museologia e o turismo como fatores dinamizadores das comunidades locais e de preservação da identidade cultural dos territórios.”

Portugal enquanto destino turístico é um país dinâmico e maduro, e apresenta-se no mercado internacional de forma organizada e competitiva. A diferenciação de conceitos, de atividades e de uma oferta que satisfaça as necessidades turísticas é fundamental no desenvolvimento de um destino e como dinamizador dos territórios.

A museologia enquanto fator de diferenciação do turismo assume especial relevância porque possibilita ao turista “vivenciar” memórias, contribuindo dessa forma para a preservação das artes e ofícios das comunidades onde se encontram integrados granjeando um renovado interesse para a construção de novas narrativas e imagem do turismo cultural. A ideia de uma “nova cultura turística” influenciadora das motivações turísticas tem incentivado a criação de dinâmicas nos destinos de modo a preservar as particularidades diferenciadoras de um território.

Como caso aplicado (em desenvolvimento) apresentamos o projeto de desenvolvimento local, “Ruralidades e Memórias” (Associação Ruralidades e memórias), que é um exemplo de dinamização de territórios aliando um projeto de museologia ao desenvolvimento turístico de uma região rural costeira. Este projeto tem como objetivos principais a dinamização do território e a preservação da sua identidade cultural.

Notas Biográficas

Dina Ramos

Dina (1).jpg

Investigadora de pós- doutoramento da Universidade de Aveiro. Docente na licenciatura e Mestrado em Turismo no Instituto Politécnico de Tomar. Docente do Mestrado em Turismo do Instituto Politécnico do Cavado e do Ave. Doutora em Turismo e Suficiência Investigadora em “Novos recursos e Sustentabilidade em Turismo” pela Universidade de Salamanca (Espanha), Licenciada em Gestão pela Universidade Internacional de Lisboa. Coordenadora do projeto Rede Gandaresa de Património e Turismo, um modelo integrado de desenvolvimento local de Turismo Costeiro em Zonas Rurais na Região Centro de Portugal, em parceria com municípios, CCDRC e Turismo do Centro. Investigadora do grupo de investigação em zonas costeiras da Universidade de Aveiro e membro da unidade de investigação em governança, competitividade e políticas públicas (GOVCOPP) na Universidade de Aveiro.

 

Eunice Lopes

Nice (2).jpg

Professora do Instituto Politécnico de Tomar nos Cursos Superiores de Turismo do IPT.

Diretora dos Cursos Superiores de Turismo do IPT (TeSP em Produção de Atividades para o Turismo Cultural, Licenciatura em Gestão Turística e Cultural e Mestrado em Desenvolvimento de Produtos de Turismo Cultural)

Coordenadora de projetos relacionados com as temáticas: turismo, património, museologia e antropologia.

Tem Curso de Formação Avançada em Turismo (DEGEIT-UA). Doutoramento em Antropologia. Políticas, Imagens da Cultura e Museologia e Mestrado em Património e Museologia (FCSH-UNL).

Membro da UI, CRIA (FCSH-UNL) e GOVCOPP (UA).

 

Autoria e outros dados (tags, etc)



Mais sobre mim

foto do autor


Pesquisar

Pesquisar no Blog

Depósito

  1. 2017
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2016
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2015
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2014
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2013
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D