Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]




Ao encontro dos nossos oradores - M05 - António Candeias

documentado por encontrosdocumentais, em 16.02.17

Título: Os 12 Trabalhos de HERCULES – Interação entre a Ciência, a Conservação e o Património

 

Resumo: O Laboratório HERCULES – Herança Cultural Estudos e Salvaguarda, criado em 2009, é um centro de investigação da Universidade de Évora, dedicado ao estudo e valorização do património cultural, com especial ênfase na integração de metodologias das ciências físicas e dos materiais em abordagens interdisciplinares. Situado em Évora, compreende vários laboratórios equipados com tecnologia de ponta com a capacidade de desenvolver investigação inovadora estruturada em 4 grandes linhas de investigação:

 

1) Abordagens arqueométricas para o estudo do passado

Pretende desenvolver e integrar as ciências físicas e naturais para abordar questões chave na arqueologia, nomeadamente proveniência, tecnologias de produção e conhecimento sobre comportamentos socioeconómicos de civilizações passadas

 

2) Ciências para as Artes 

Pretende desenvolver estudos artísticos e de história de arte em colaboração com outros investigadores que integrem a dimensão material para explorar as técnicas artísticas e tradicionais

 

3) Ciência para a Conservação do Património

Focada nas reais necessidades de conservação do património cultural desenvolve pesquisa aplicada para compreender os mecanismos de degradação (incluindo biodegradação e agentes ambientais), desenvolver estratégias de mitigação / tratamento eficazes e aplicar novas tecnologias de diagnóstico.

 

4) Novos materiais e soluções para o património cultural

Centrada na Inovação e Desenvolvimento pretende desenvolver e criar novos produtos de base biotecnológica (por exemplo. biocidas, sondas de reconhecimento biológico), novos materiais para a conservação e desenvolver e aplicar tecnologias digitais (realidade virtual e aumentada) para o diagnóstico e valorização de património.

 

As metodologias de análise desenvolvidas e adotadas no Laboratório HERCULES (Herança Cultural Estudos e Salvaguarda) em conjunto com o Laboratório José de Figueiredo são fruto de um conhecimento acumulado e de uma análise criteriosa inicial de cada projeto tendo em consideração os prazos de execução, os recursos humanos e analíticos disponíveis e os objetivos da investigação. Esta compreende investigação histórica e documental, exames físicos de área e análise in-situ não invasiva e análise laboratorial recorrendo a técnicas analíticas laboratoriais de elevada sensibilidade e técnicas de microanálise que permitem obter informação sobre os materiais utilizados na produção dos bens patrimoniais, técnicas de produção, proveniência e autenticação. Nesta comunicação serão apresentados alguns estudos desenvolvidos no Laboratório HERCULES evidenciando as metodologias adotadas em cada um, incluindo têxteis, documentos gráficos, argamassas, metais, pintura e materiais biológicos.

 

image002.png

 

Figura 1. Momentos de análise de bens patrimoniais no Laboratório HERCULES  

 

Nota Biográfica

António Candeias

Antonio_Candeias.png

Licenciado em Química Tecnológica e Pós-graduado em Química aplicada ao Património Cultural pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, Doutorado e Agregado em Química pela Universidade de Évora. É especializado em química de superfícies e ciências do património. Docente da Universidade de Évora desde 1992, é diretor do Laboratório HERCULES e da infraestrutura ERIHS.pt, coordenador científico do Laboratório José de Figueiredo da Direção Geral do Património Cultural. É membro do Conselho Nacional de Cultura como personalidade de reconhecido mérito e membro do Conselho Geral da Universidade de Évora. É autor de mais de 200 artigos em revistas nacionais e internacionais com revisão por pares e tem coordenado diversos projetos de investigação e divulgação cientifica.

 

 

Autoria e outros dados (tags, etc)



Mais sobre mim

foto do autor


Pesquisar

Pesquisar no Blog

Depósito

  1. 2017
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2016
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2015
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2014
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2013
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D