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Paulo Celso Fernandes Monteiro
Mestre em Cultura e Formação Autárquica pela Faculdade de Letras de Lisboa, Pós-Graduação em Ciências Documentais na Universidade Autónoma de Lisboa, variante Arquivo, Licenciado em História pela Universidade autónoma de Lisboa.
Foi Técnico Superior de Arquivo no Arquivo Distrital de Aveiro e Viseu e na Câmara Municipal da Covilhã e de Serpa.
Lecionou na Escola Profissional de Salvaterra de Magos e na Universidade da Beira Interior.
Atualmente é responsável pela Glorybox, Empresa que cria projetos únicos e inovadores de Centros de interpretação, Museus, Exposições, Gestão Patrimonial, Novas Tecnologias e Marketing Cultural. Ao longo dos últimos anos tem trabalhado no âmbito da conceção, coordenação e implementação de vários projetos:
A implementar Centro de Interpretação de Informação do Montemuro e Paiva, em Castro Daire.
Os recentemente inaugurados: Museu do Alvarinho, em Monção e o Comur Museu Municipal do Município da Murtosa, o Museu do Fogo e da Resina em Vila de Rei, Exposição permanente Vila do Conde: Tempo e Território, Centro de interpretação das Minas Castromil e Banjas, Paredes, Museu dos descobrimentos, em Belmonte, entre muitos outros.
No âmbito da Produção de Conteúdos: Genius Loci, O Espirito do Lugar em Sever do Vouga, Forninhos, A terra dos nossos avós, entre outros.
Gestão de conteúdos interpretativos: Canal Juvenil da Rota do Românico, Museu do Fogo e da Resina, Exposição Permanente Vila do Conde: Tempo e Território, Museu do território da Gândara, entre outros.
Resumo da Comunicação
As instituições e atores do meio cultural, sobretudo nas áreas da Gestão do Património Cultural possuem cada vez mais necessidade de comunicar as suas atividades junto da comunidade, procurando o seu envolvimento e ação. Deste modo existem hoje vários atores que defendem uma visão global, mais comunicativa, interativa e socialmente inclusiva, centrando cada vez mais a valorização do nosso património através do estudo e compreensão da ação humana.
Esta palestra irá debater, analisar e detalhar algumas estratégias de incidência social que requerem um tratamento um envolvimento especial dos média e da comunidade, de forma a promovermos e divulgarmos os nossos patrimónios.
Será ainda abordada a relação entre publicidade, inovação, comunicação, tecnologia e relações públicas como meios de captação de públicos. Neste âmbito a comunicação global representa uma componente fundamental de envolvimento comunitário que permite um conhecimento diferente, atrativo, pedagógico, sustentável e eficiente dos nossos museus e sítios patrimoniais.