Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]
Pedro Sobral de Carvalho
Licenciado em História, variante de Arqueologia, pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, fez o mestrado na Faculdade de Letras da Universidade do Porto, em Arqueologia.
Sócio fundador da empresa Arqueohoje onde foi sócio-gerente durante 16 anos, é hoje project manager da empresa Eon, Indústrias Criativas, lda.
Ao longo da sua atividade empresarial desenvolveu inúmeros projetos de recuperação e divulgação do Património que incluem restauro e musealização de monumentos e sítios arqueológicos, museus e outros projetos expositivos e cartas patrimoniais, entre outros.
Resumo da comunicação
Comunicar Património: é assim tão difícil?
“Pensar o Património” é uma frase demasiadamente gasta e dita, na maioria das vezes, por pessoas que mais não fazem do que estruturar teorias que, no fundo, não têm aplicação prática. Hoje, cada vez mais, temos que ser objetivos naquilo que queremos. É obrigatório criar ferramentas que nos auxiliem na promoção e divulgação da nossa identidade, do nosso património, na sua originalidade. Mas, para isso, temos que acreditar que o fazemos com emoção, gosto e empenho.
Esta apresentação irá mostrar alguns casos práticos de projetos de divulgação patrimonial que podem ser bases de trabalho ou de alerta para uma panóplia imensa de soluções ao nosso dispor. Mais do que teoria, necessitamos com urgência de soluções práticas que nos ajudem a promover aquilo que temos de maior valor: a nossa identidade.