Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]
Filipe Marques é Founder e Partner do Grupo Marques e Associados e assume a Direção Executiva da M&A Digital, empresa tecnológica do Grupo. Aqui, dedica-se à conceção, coordenação e desenvolvimento de projetos groundbreaking, onde aplica a sua paixão pelo mundo digital.
Com background académico em Relações Públicas e Publicidade, tem ainda uma Pós-Graduação em Marketing e Gestão Imobiliária e possui formação específica em ferramentas de Design Gráfico.Com mais de 23 anos de experiência no mundo profissional, continua a investir na sua formação multidisciplinar de forma a poder continuar a trabalhar para soluções únicas e inovadoras. Curioso e empreendedor por natureza, tem vindo a estudar o impacto que as novas tecnologias e o surgimento dos social media têm nas nossas vidas e mantém-se um defensor da ótima utilização da tecnologia no dia-a-dia.
Resumo da apresentação
"As instituições, o paradigma digital e a cultura participativa."
A sociedade contemporânea rege-se por novos conceitos e por novos hábitos. Não vivemos hoje como vivíamos há 20 anos atrás e as Instituições Culturais devem, cada vez mais, adaptar-se e renovar-se.
No contexto em que a área da cultura, mais propriamente o Setor Museológico, está orçamentalmente diminuída, é importante garantir que as ferramentas que hoje em dia temos à disposição são corretamente empregues. Numa altura em que o sujeito é ativo na partilha, no convite, na participação e na construção, as Instituições devem, cada vez mais, apostar na boa utilização das novas tecnologias e nas capacidades que possuem.
A ida ao Museu deve tornar-se uma EXPERIÊNCIA que é partilhada e construída.
Neste sentido, irão ser abordadas algumas temáticas relevantes para esta matéria, como seja a utilização crescente de dispositivos móveis; a importância da Web e dos social media, o conceito de social tagging, a cultura participativa, interatividade e interação, entre muitos outros.
#participe