Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]
Interrogar as Fotografias
Oficina
Consiste esta oficina em observar fotografias deterioradas, exemplos reais das coleções da LUPA. Pretende-se incentivar os alunos a reconhecer e identificar as deteriorações em cada fotografia e encontrar padrões de deterioração, que nos podem sugerir / ensinar a causa da deterioração. Interrogar as fotografias pretende tirar lições para melhor proteger e preservar as nossas coleções de fotografia.
Destina-se a máximo de 12 alunos, com conhecimentos em fotografia, responsáveis que tenham a seu cargo bibliotecas, arquivos, museus e coleções com fotografia.
Plano da Formação, duração total de 3 horas, distribuídas desta forma:
Sessão teórica 1, de 15 minutos, apresentação de formas de deterioração de provas, os nomes e em que consistem.
Sessão prática 1, de 45 minutos – observar provas deterioradas distribuídas numa mesa, alunos circula em torno da mesa, identificam a deterioração e tentam encontrar o padrão da deterioração, preenchem um questionário impresso.
Sessão de crítica 1, de 15 minutos – conclusões e lições para atuações de preservação.
Intervalo de 15 minutos.
Sessão teórica 2, de 15 minutos, apresentação de formas de deterioração de negativos e diapositivos a cor, os nomes e em que consistem,
Sessão prática 2, de 45 minutos – observar negativos e diapositivos deteriorados (distribuídos sobre uma mesa, alunos circulam em torno da mesa), identificam a deterioração tentam encontrar algum padrão da deterioração, preenchem um impresso.
Sessão de crítica 2, de 15 minutos – conclusões e lições para atuações de preservação.
Conclusões, de 15 minutos, condições ambientais desejadas para cada material e apresentação de algumas embalagens de preservação para fotografias.
Luis Pavão
Nota biográfica
Licenciatura em Engenharia Eletrotécnica pelo Instituto Superior Técnico, 1981. Mestrado pelo Rochester Institute of Technology, 1989, Master of Fine Arts on Photography, Museum Science. Desde 1979 fotógrafo free lancer no ramo da fotografia de arquitetura e etnográfica, trabalho pessoal nos campos da fotografia panorâmica e impressão fotográfica por processos alternativos. Fundador e gerente da LUPA (Luis Pavão Limitada), especializada em conservação e digitalização de coleções de fotografia. É conservador das coleções de fotografia do Arquivo Municipal de Lisboa. Professor na Escola Superior de Tecnologia de Tomar, lecionando tecnologia da fotografia e processos fotográficos alternativos. Autor de Tabernas de Lisboa, Fotografias de Lisboa à Noite, Assírio e Alvim, (1979 e 1983), Conservação de Colecções de Fotografia, Dinalivro 1997, Lisboa em vésperas do terceiro Milénio, Assírio e Alvim, 2002.
Email: lupa@lupa.com.pt