Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]
As potencialidades multimédia de um smartphone
Todos nós carregamos uma ferramenta de enorme potencial multimédia no bolso!
Cada vez mais somos confrontados com a necessidade de produzir objetos multimédia: fotografias, pequenos vídeos, podcasts, apresentações, vlogs..
A nossa tendência natural é procurar adquirir equipamentos específicos para essas tarefas: máquinas fotográficas, câmaras de vídeo, gravadores de som...
Na verdade, um simples smartphone, mesmo de gama baixa, possui todos estes recursos.
A oficina pretende desenvolver competência na exploração dessas capacidades multimédia dos smartphones modernos com recurso a aplicações gratuitas e de uso comum.
Pretende ainda procurar, em conjunto, formas e processos em como essas valências podem ser exploradas pelos docentes nos diversos contextos de disciplinas/aulas.
(Cada participante deverá possuir um smartphone ou tablet com iOS ou Android de geração recente com capacidade de aquisição foto, vídeo e áudio. Um par de auriculares com microfone (normalmente fornecidos com os equipamentos).)
Nota biográfica
Licenciado em ensino de Educação Visual e Educação Tecnológica pela Universidade Aberta.
Mestre em cinema pela Universidade da Beira Interior.
É professor de educação visual nos 2º e 3º ciclos do ensino básico.
Embora seja essa a sua atividade principal, tem desenvolvido trabalhos na área do audiovisual ao longo de grande parte da sua vida.
Com muita experiência em vários domínios do audiovisual e da fotografia, tem produzido e colaborado em inúmeros projetos na área da música, do vídeo e do cinema, quer de forma profissional quer em contexto escolar.
No cinema tem trabalhos individuais premiados, tais como a curta metragem "O 21 da Rua da Esperança "e "Encruzilhada ", e em contexto escolar "Perigos na Net", "Só me apetece gritar", "Dia do Beto e da Beta".